Em março de 2006, Geraldo Alckmin, então governador de São PauloRed Tiger Gaming Galera Bet, deixou o Palácio dos Bandeirantes para se candidatar à Presidência da República e passou o principal cargo do estado para as mãos do vice, Cláudio Salvador Lembo, àquela altura presidente estadual do PFL.

Os líderes do PSDB, partido de Alckmin na época —hoje ele está no PSB e é vice-presidente da República, no governo Lula (PT)—, acreditavam que o advogado e professor paulistano Lembo teria uma atuação política discreta, um comportamento que o caracterizava até então. Além disso, os tucanos esperavam uma gestão sem sobressaltos. Erraram numa coisa e na outra.
fortunetigerLembo, que morreu aos 90 anos, foi governador por apenas nove meses, de abril de 2006 a 1º de janeiro de 2007, mas enfrentou um período turbulento da história paulista recente. A causa da morte não foi divulgada. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou nesta quarta-feira (19) luto oficial de três dias.

"Os americanos conhecem o 11 de setembro [ataque ao World Trade Center, em 2001], os espanhóis conhecem o 11 de março [ataque terrorista a trens, com 191 mortos, em 2004]. E nós conhecemos o 12 de maio [de 2006, dia inicial dos ataques do PCC, Primeiro Comando da Capital]", afirmou Lembo no fim daquele ano.
Oportunidade na ZA9BETEm 12 de maio de 2006, o PCC deu início ao caos. Nos cinco dias seguintes, em represália à transferência de 765 presos, incluindo a cúpula da facção, os criminosos promoveram mais de 300 atentados contra instituições do estado, como delegacias e postos de polícia. Mais de 50 agentes de segurança foram mortos.
As reações —dentro da lei e, principalmente, à margem dela— não demoraram. Uma tropa de encapuzados saiu às ruas para vingar o assassinato de policiaisRed Tiger Gaming Galera Bet, deixando um saldo de 505 civis vítimas em dez dias.