"Nossa estratégia sobre tarifas será atirar primeiro e perguntar depois." Foi o que um dos principais formuladores de políticas econômicas de Donald Trump me disse no final do ano passado. Esse tipo de bravata está na moda em Washington. Mas as táticas impulsivas do presidente dos EUA são profundamente perigosas —tanto para os EUA quanto para os países que viraram alvo de suas tarifas.jogos de tigre
Site de Apostas #1 do Brasil — Aposte com a ZA9BET e Ganhe Seu Bônus de Boas-Vindas - Oferta de Bônus de Até R$1500. Não Perca Nosso Bônus de Boas-Vindas - Cadastre-se e Receba Até 100 Giros Grátis. Suporte 24h.
Os riscos econômicos potenciais para os EUA —inflação mais alta e caos industrial— são bem conhecidos. As consequências estratégicas para o país são menos óbvias, mas podem ser igualmente sérias e até mais duradouras.
ZA9BET: Diversão e torneios - Concorra a prêmios jogandofortune tiger
As tarifas de Trump ameaçam destruir a unidade da aliança ocidental. Ele está plantando as sementes de um agrupamento alternativo formado por muitos países que se sentem ameaçados pelos EUA. A cooperação será informal no início, mas se solidificará quanto mais tempo durarem as guerras comerciais.
O colapso da unidade ocidental seria a realização de um sonho para a Rússia e a China. O próprio Trump pode não se importar; ele frequentemente expressou sua admiração por Vladimir Putin e Xi Jinping. Mas Marco Rubio e Mike Waltz —os homens que Trump nomeou como secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional— afirmam acreditar que conter o poder chinês é o desafio estratégico central enfrentado pelos EUA.
Se esse for o caso, é profundamente estúpido para Trump impor tarifas à Chinajogos de tigre, Canadá e México. Ao fazer isso, ele corre o risco de criar uma convergência de interesses entre esses três países —assim como a UE, que foi informada de que está na fila para o mesmo tratamento.