kto entrar Quem são os incels, o movimento sombrio retratado na aclamada série 'Adolescência'

data de lançamento:2025-04-07 12:05    tempo visitado:195

Aviso: este artigo contém detalhes da trama da série "Adolescência" e descrições que podem ser perturbadoras para alguns leitores.kto entrar

A série 'Adolescência', da Netflix, se tornou um fenômeno global.

A produção tem sido elogiada pelas atuações dos protagonistas - entre eles, jovens atores sem experiência anterior diante das câme ras -, pelas cenas gravadas em um único plano-sequência e, sobretudo, pelo roteiro.

A história gira em torno de Jamie Miller, um adolescente britânico de 13 anos que é detido após uma colega da escola ser assassinada.

jogos tigre A imagem mostra uma cena em um ambiente fechado, onde uma jovem mulher está sentada em uma cadeira, olhando para um jovem homem que está em pé à sua frente. A mulher usa uma blusa azul e o homem está vestido com uma camiseta branca e calças escuras. Eles parecem estar em uma conversa intensa. Cena da série 039;Adolescência039;, da Netflix - Netflix

Entre os temas abordados pela série estão a masculinidade tóxica, a violência online e o universo dos incels.

tiger jogo

O termo, cunhado nos anos 1990, é uma abreviação de "celibatários involuntários" (do inglês involuntary celibates) e se refere a pessoas que se descrevem como incapazes de ter um relacionamento ou uma vida sexual, embora desejem estar em uma relação.

Em manifestos publicados em diversos fóruns da internet, como Reddit e 4chan, os incels culpam abertamente as mulheres por seu "fracasso sexual", partindo da premissa de que todas seriam interesseiras e oportunistas, preocupadas apenas com dinheiro e aparência.

Também costumam classificá-las como promíscuas e manipuladoras, entre outras generalizações.

Ainda que haja registros desse tipo de comportamento há décadas, foi com a chegada das redes sociais que o mundo dos incels ganhou força e se espalhou globalmente.

Em alguns casos, essas ideias resultaram em atos violentos. Em 2021, Jake Davison, que divulgava muitas ideias associadas aos incels em suas redes sociais, matou cinco pessoas no norte da Inglaterra.

A imagem mostra um menino e um homem em um ambiente fechado. O menino, com cabelo castanho e curto, está olhando para o homem, que parece estar em uma conversa séria. O homem é mais velho, com cabelo curto e uma expressão facial intensa. O fundo é de uma parede com uma faixa azul horizontal. Cena da série 039;Adolescência039; - Netflix

Em 2014, Elliot Rodger, considerado um herói por algumas comunidades incels, assassinou seis pessoas em Isla Vista, na Califórnia.

Rodger gravou um vídeo antes do ataque e afirmou que cometeu os assassinatos porque as mulheres não queriam fazer sexo com ele. Depois, ele mesmo se matou.

Violência e misoginia

O conceito de "incel" surgiu há cerca de 30 anos e se popularizou por meio de um site criado para oferecer apoio a pessoas solitárias ou que se sentiam rejeitadas.

fortune tiger jogo

Ele apareceu em um blog criado em 1997 por uma jovem canadense que se identificava como Alana.

Na época, o blog se chamava "O projeto de celibato involuntário de Alana" ("Alana's Involuntary Celibacy Project") e incentivava outros jovens a compartilhar suas experiências de dificuldades em estabelecer relações afetivas.

Net ZA9BET WI Fi - Wi-Fi mais rápido do Brasil

Com o tempo, o movimento avançou, e os discursos se diversificaram.

tiger fortune

Hoje, é possível encontrar fóruns cheios de mensagens de autopiedade, mas também há espaços dominados por discursos de ressentimento.

Homens que participam desses fóruns - especialmente nas plataformas Reddit e 4chan, entre outras que compõem a chamada "machosfera" (universo masculino radicalizado na internet) - manifestam misoginia e uma sensação de frustração diante de um suposto direito ao sexo que acreditam ser negado pelas mulheres.

Alguns incels defendem a violência contra mulheres, bem como contra homens que mantêm relações felizes.

Florence Keen, pesquisadora do tema no Centro Internacional para o Estudo da Radicalização do King's College, em Londres, disse à BBC que, em 2021, um dos maiores fóruns tinha 13 mil membros ativos e cerca de 200 mil publicações.

Joga Jogos Online no ZA9BET agora. O melhor Website para Jogar Jogos Gratuitos Online

"A ressalva que sempre faço é que não podemos afirmar que toda a subcultura incel seja violenta", afirma a pesquisadora.

A imagem mostra uma pessoa de costas, com as mãos cobrindo o rosto. A figura está envolta em uma névoa ou fumaça, criando uma atmosfera de confusão ou desespero. O fundo é de um tom claro, quase etéreo, que contrasta com a silhueta da pessoa. Ilustração de um homem com a cabeça tomada por fumaça - Getty Images

Segundo Keen, o grau de incitação à violência contra as mulheres varia. Alguns membros glorificam atos violentos, enquanto outros reforçam nos próprios fóruns que "isso não é o que somos".

Ainda assim, a maioria dos conceitos gira em torno da mesma ideia: rejeição às mulheres e inveja dos homens que têm relacionamentos bem-sucedidos.

Em muitos desses espaços, a incitação à violência é frequente.

fortune tiger

Em abril de 2018, dez pessoas morreram atropeladas em Toronto, no Canadá, por uma van dirigida por Alek Minassian. Dias antes, Minassian havia publicado em sua conta no Facebook diversas mensagens sobre sua frustração.

"A 'Rebelião Incel' já começou!", escreveu.

Após esse ataque, o jornalista da BBC Jonathan Griffin entrevistou vários jovens que haviam participado desses fóruns.

Sob anonimato, muitos confirmaram que circulam nesses espaços mensagens violentas contra mulheres.

jogo tigre

"De certo modo, parece que eu odeio as mulheres. Tento não ser assim, mas às vezes falo coisas que realmente não deveria, só porque estive lendo esses fóruns", disse um entrevistado, identificado como Liam.

Chads e Staceys

Pesquisadores apontam que muitos jovens recorrem a esses fóruns para compartilhar sua solidão, mas acabam encontrando um grupo de homens ressentidos que acreditam ter "perdido na loteria genética" - o que os impediria de atrair mulheres - e que não há nada que possam fazer a respeito.

Em vários fóruns consultados pela BBC, mulheres atraentes são chamadas de "Staceys" e os homens escolhidos por elas, de "Chads".

Ambos são ridicularizados e insultados pelos incels, que por sua vez aceitam sua suposta "inferioridade genética" em relação aos chamados "Chads".

Na série Adolescência, esse tema é abordado por meio da "regra do 80/20", que se baseia na crença de que 80% das mulheres se sentem atraídas por apenas 20% dos homens - deixando os demais sem chances.

A série também toca em outro conceito presente nesses fóruns: a pílula negra.

A metáfora remete à pílula vermelha do filme 'Matrix', que representa um despertar para uma suposta verdade escondida.

Muitos incels incentivam seus seguidores a "tomar a pílula negra" - ou seja, despertar para o que consideram ser a confirmação de que seu destino está selado desde o nascimento por forças que não podem controlar.

A pílula os faria perceber que são oprimidos pelo feminismo e por outras forças que os impediriam de levar uma vida plena.kto entrar



Anterior:slot demo pg soft grátis fortune ox Agência prepara pacote contra escassez hídrica e diz que SP terá estiagem 'difícil' em 2025
Próximo:não sobrou nenhum

Powered by tiger fortune @2013-2022 mapa RSS mapa HTML

Copyright Powered by站群系统 © 2013-2024